É
patente que as tecnologias podem trazer contribuições
significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da
intencionalidade pedagógica, isto é, se o uso das tecnologias
ocorrer integrado a um projeto curricular que se proponha a
desenvolver a capacidade de pensar e aprender, tanto do corpo
discente, docente, como dos demais suportes pedagógicos da escola.
Neste sentido, o uso de tecnologias nas atividades, sejam de diversas
naturezas, provoca avanços na ciência e nos conhecimentos que
exigem a abertura da escola, bem como do professor aos fatos
ocorridos e sua integração aos diferentes espaços de produção do
saber. Isso implica flexibilidade do currículo, que passa a ter uma
visão mais ampla e integradora,tanto em relação aos conhecimentos
sistematizados e aceitos socialmente, bem como os conhecimentos que
emergem na vida das pessoas, nas diferentes linguagens de comunicação
que permeiam o nosso contexto social.
Pensando nesse cenário, apresentamos possíveis mudanças e contribuições das tecnologias no fazer pedagogico da escola, para que ocorra uma aprendizagem situada:
- Permitir que o aluno aprenda a fazer - fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questionamentos, levantamento e confirmação de hipóteses, que lhe impulsionam a formar seus próprios conceitos, bem como o de contexualizar os conhecidos e descobrir outros que porventura surgirem durante o desenvolvimento da atividade proposta pelo professor; - Desenvolver atividades que permita aos alunos: selecionar e articular informações, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de idéias, aprender colaborativamente com seus pares, estabelecendo relações com o seu contexto social, transformando-as na prática;
- Realizar atividades de produção texual, com linguagem multimodal;
-Realizar o registro digital das produções dos alunos, criando condições para que se possam identificar as dificuldades e os avanços alcançados;
Diante do exposto, cabe ao professor adotar uma postura de observação e de análise sobre as necessidades conceituais que forem identificadas no decorrer das atividades propostas aos alunos e desenvolver estratégias pedagógicas diversificadas, que possibilitem seu aprendizado, tanto no sentido da ampliação como do aprofundamento do conhecimento.
Autora:Edna Vieira-Mestre em Ciência da Educação.
Pensando nesse cenário, apresentamos possíveis mudanças e contribuições das tecnologias no fazer pedagogico da escola, para que ocorra uma aprendizagem situada:
- Permitir que o aluno aprenda a fazer - fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questionamentos, levantamento e confirmação de hipóteses, que lhe impulsionam a formar seus próprios conceitos, bem como o de contexualizar os conhecidos e descobrir outros que porventura surgirem durante o desenvolvimento da atividade proposta pelo professor; - Desenvolver atividades que permita aos alunos: selecionar e articular informações, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de idéias, aprender colaborativamente com seus pares, estabelecendo relações com o seu contexto social, transformando-as na prática;
- Realizar atividades de produção texual, com linguagem multimodal;
-Realizar o registro digital das produções dos alunos, criando condições para que se possam identificar as dificuldades e os avanços alcançados;
Diante do exposto, cabe ao professor adotar uma postura de observação e de análise sobre as necessidades conceituais que forem identificadas no decorrer das atividades propostas aos alunos e desenvolver estratégias pedagógicas diversificadas, que possibilitem seu aprendizado, tanto no sentido da ampliação como do aprofundamento do conhecimento.
Autora:Edna Vieira-Mestre em Ciência da Educação.
Um comentário:
As tecnologias realmente exigem do educador e de todos os demais envolvidos no processo educativo mudanças e só contribuem para a educação quando integradas a propostas pedagógicas que possuem clareza quanto ao papel desempenhado pelo ser humano na sociedade onde está inserido. Por isso, a formação continuada é tão importante. Parabéns pelo trabalho de formação desenvolvido pelo NTE Dianópolis junto aos professores, que se pauta no princípio que afirma o ser humano (professor e aluno)como principal componente da ação educativa!
Postar um comentário