20 de jul. de 2009

O Formador dos NTE Frente às TIC: Uma Reflexão

É inegável o importante papel das Tecnologias da Informação e Comunicação, sobretudo da informática e internet, no processo de construção de saberes e acesso aos novos conhecimentos produzidos.
Entretanto, pode-se questionar: qual tem sido a contribuição efetiva da escola no que concerne à disseminação das habilidades necessárias para a compreensão, acesso e construção dos conhecimentos que a atualidade requer, sobretudo para os sujeitos alijados, devido especialmente a sua condição social, de outros benefícios culturais.
Certamente há avanços significativos, no âmbito educacional, dentre os quais a construção dos Laboratórios de Informática nas Unidades Escolares, conectados à rede mundial de computadores; a formação de professores para o uso dos recursos tecnológicos, enquanto ainda se convive com a exclusão que

passa pela falta de compreensão da realidade e do entendimento e assimilação crítica das mensagens, valores e ideologias nelas presentes, instituindo-se novas formas de se relacionar com a informação, o conhecimento e os saberes (SOARES, 2006: 38).


Ainda são incipientes em nossa realidade educacional práticas nas quais as ferramentas tecnológicas sejam componentes do currículo, e mais ainda, permitam ao educando aprender a utilizar as informações existentes na web como fontes de pesquisa, e não meros textos que contenham verdades a serem a “copiadas e coladas” acriticamente.
Em todo o trabalho formativo para o uso pedagógico das TIC, é necessário integrar ao manuseio das ferramentas a reflexão sobre a relevância dessa prática, suas conseqüências positivas e / ou negativas, de modo a construir uma postura condizente com a sociedade tecnológica, fato que revela “a necessidade de evolução das práticas escolares, não como modismos pontuais, mas como projeto pedagógico refletido no contexto histórico-social (idem: 87)”.
Para tanto, o letramento digital se impõe como objetivo central do trabalho formativo de docentes e demais integrantes das equipes escolares, no intuito de concretizar na escola uma educação de qualidade, caracterizada pelo domínio das habilidades exigidas por qualquer contexto social.

Referência: SOARES, Suely Galli. Educação e Comunicação. Cortez, 2006.

2 comentários:

José Antonio disse...

Parabéns...

José Antonio disse...

Professores de Dianópolis,
"Terra de Gente Inteligente"
Aproveite essa valiosa ferramenta (blog) de Informação e Comunicação para trocar experiências e produzir conhecimentos.
Sempre vou visitar e deixar meus comentários.
Um forte abraço a todos educadores dessa "Terra Querida".

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