11 de set. de 2010

DRE - JORNAL DE FATOS Autora Valesca Henck -

 Diretoria Regional de Ensino de Dianópolis (DRE), Situada na Rua Padre Luso, s/nº, Centro – Dianópolis, no Estado do Tocantins.
 E- Email:  diretoriamailto:diretoria-dianopolis@seduc.to.gov.br
Endereço do Blog:     dre-dianopolis.blogspot.com.br
 Fone: (63) 3952-2301      fax: (63) 3692-1220

 Foi fundada no dia 09 de setembro de 1969 pelo governador Dr. Otávio Lage e a 1ª Delegada Regional de Ensino foi a Sra. Marlene Rodrigues Alves e atualmente a Diretora Regional de Ensino Sra. Edna de Jesus Vieira Oliveira. Atualmente conta com 95 profissionais, conforme segue quadro abaixo:

 Atende aos seguintes municípios jurisdicionados a esta DRE:
  1. Almas                                     6.  Dianópolis
  2. Novo Jardim                           7.  Ponte Alta do Bom Jesus
  3. Porto Alegre do Tocantins       8.  Rio da Conceição
  4. Conceição do Tocantins          9.  Taguatinga
  5. Taipas.
 A DRE possui as seguintes Coordenações: Coordenação Regional do Ensino Fundamental e Médio; Coordenação Regional de Controle Interno; Coordenação Regional de Gestão Pedagógica; Coordenação Regional de Finanças; Coordenação Regional de Educação na Diversidade; Coordenação Regional de Recursos Humanos; Assessora Regional de Planejamento e Avaliação e Diretora Regional.
 Que representam os diversos segmentos da sociedade e da comunidade em geral com o objetivo de solucionar e apontar caminhos para a resolução das dificuldades encontradas. Neste sentido a DRE prima pela Legislação vigente (Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pela Lei nº 1.050/1999, Instruções Normativas, Resoluções emanadas pelo CEE-TO), considerando as peculiaridades e penalidades cabíveis, quando estes se fizerem necessários. Abrange nove municípios sob sua jurisdição e 26 Escolas Estaduais e 04 Escolas Particulares. Conta com um total de 12.725 alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino, distribuídos nos níveis do Ensino Fundamental de 9 anos com 10.229 alunos matriculados ( 1º/5º Ano, 6º/9º Ano, Educação Especial, EJA 1º e 2º Segmentos) e no Ensino Médio com 2.496 alunos matriculados ( regular e EJA 3º segmento).
 As Coordenações Regional:
 Coordenação Regional de Gestão Pedagógica
 Atende as necessidades de vários Programas tais como: Inspeção Escolar, Profuncionario, Monitoramento de Técnicos e Programas: Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, Seminários, Fóruns Regionais da Escola Comunitária de Gestão Compartilhada, Processo Seletivo de Lideranças, Grêmio Estudantil, Associação de Apoio, á Escola/Conselho Escolar, Projeto Liderança na Escola, Projeto Político Pedagógico, Projeto de Ensino Aprendizagem, Plano de Desenvolvimento da Escola, Avaliação Institucional, Programa Escola Comunitária de Gestão Compartilhada, Programa Voluntário na Escola, (Amigo da Escola, Faça Parte, Selo Solidário), Programa de Capacitação à Distância para Gestores Escolares – Progestão e Renageste. A equipe de Gestão Educacional é composta pelos seguintes membros:

 O NTE capacitou no ano letivo de 2008/2009, 295 cursistas - com o curso “Introdução a Educação Digital (Word, Excel, Power Point)” e em 2009 com a capacitação de “Aluno Monitor” no 1º e 2º semestre 02 turmas em cada período com 55 e 60 cursistas respectivamente.

Parabéns a equipe do NTE que vem se destacando em termos de aperfeiçoamento pessoal e profissional, oferecendo oportunidades a diversas entidades estudantis e a comunidade em geral.

   A Coordenação Regional de Controle Interno iniciou as suas atividades no ano letivo de 1997, esta acompanha, orienta e monitora a distribuição dos recursos financeiros que ocorre direta e sistematicamente para as associações de apoio às escolas da rede pública de ensino, consubstanciando a descentralização dos recursos mediante distribuição racionalizada em torno censo escolar. Desde então, as referidas associações se incumbem da administração financeira, permeando a consolidação da autonomia da escola pública nessa área. Assim sendo, o Controle Interno foi implantado para exercer a fiscalização dos atos da administração direta e indireta, comprovando a legalidade, avaliando os resultados da gestão dos recursos públicos, e adotando, quando necessário, as providências de ouvidoria, de correição e de responsabilização dos infratores. As prestações de contas são entregues quadrimestralmente no setor do Controle Interno, seguindo o Manual de Orientação de Recursos Básicos de Gestão Pública, Instruções Normativas, Leis, Resoluções e Decretos. Após a analise e correção, as Prestações de Contas são enviadas via malotes para o setor de fiscalização da SEDUC/TO. Onde serão analisadas novamente, e quando aprovadas seguem ao Controle Interno das DREs para serem encaminhadas e arquivadas nas UEs. As escolas possuem os seguintes recursos: Programa de Escola Comunitária (Gestão); Programa de Alimentação Escolar (PNAE); Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Programa de Desenvolvimento Escolar (PDE Escola) e Projeto Aprendizagem (PEA). O Controle Interno da DRE de Dianópolis é composto atualmente por uma coordenadora, duas auxiliares administrativas e três técnicas analistas. Hoje a equipe trabalha com certo atraso nas analises dos processos, devido à ocorrência de fatos, que impossibilitaram o envio em tempo hábil das Prestações de Contas à SEDUC.

 A Coordenação Regional de Ensino Fundamental e Médio, em 2009 passou por uma reestruturação e o foco de atuação é o processo de ensino e aprendizagem por meio da implementação do Referencial Curricular do Ensino Fundamental e Proposta Curricular do Ensino Médio, bem como a Formação Continuada pela Escola é promovida por Assessores de Currículo. Atende aos seguintes Programas e Projetos:
• Implementação do Referencial Curricular do Ensino Fundamental e Proposta Curricular do Ensino Médio;
 • Programa GESTAR II (6º ao 9º) – Língua Portuguesa e Matemática;
• Vamos Ler;
• Saúde e Prevenção nas Escolas, Uma Abordagem Humanística;
• Programa Jovens Embaixadores;
• Olimpíada de Matemática;
• Olimpíada de Língua Portuguesa;
• Olimpíada de Física;
• Ensino Médio Integrado à Educação Profissional;
• Direito de Aprender (EM)
• Esporte na Escola;
• Livro Didático (Seleção);
• TV Escola (Atividades Pedagógicas);
• Escola de Tempo Integral;
• Programa Brasil Profissionalizado;
• Projeto Humanizando a Escola.
 A Coordenação Regional de Educação na Diversidade e sua equipe atendem aos seguintes programas: Circuito Campeão, EJA, Brasil Alfabetizado, Educação do Campo, Educação Ambiental, Educação Especial, Programa de Aceleração da Aprendiagem – 6º ao 9º Ano, Programa de Correção de Fluxo e o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

  ASMET - ASSESORIA AOS SITEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
 A Assessoria aos Sistemas Municipais – ASMET tem como objetivos:
 • Articular a Adesão dos municípios aos Programas Federais e estaduais (Escola ativa, PDE-Escola, Proletramento, etc);
• Acompanhar e assessorar tecnicamente os municípios na execução dos Programas Federais e Estaduais;
• Apoiar as Secretarias Municipais de Educação no fortalecimento de suas Políticas Educacionais;
• Monitorar e acompanhar as ações do PAR.
Todos os municípios pertencentes a esta Regional de Ensino firmaram parcerias com os Programas Estaduais no entanto, alguns ainda enfrentam dificuldades em função de não terem acesso às Tecnologias e o quadro de servidores reduzido.
A ASMET tem procurado assessorar os municípios a minimizarem suas dificuldades, orientando-os no sentido de buscar alternativas para superação das dificuldades apresentadas. O propósito da ASMET é fortalecer a política educacional do município, por entender que somente com união das forças conseguiremos atingir a excelência.
A Secretaria da Educação do Estado. Através da ASMET. Tem contribuído muito no desenvolvimento da Educação Municipal na adesão dos programas implantados, como Correção de Fluxo, Circuito campeão, onde percebe-se avanços alcançados nos resultados das avaliações externas.

Novas Turmas do Curso Introdução à Educação Digital no NTE Dianópolis

Entrega dos Certificados aosAlunos Monitores do Colégio João d'Abreu

Encontro Presencial dos Alunos Monitores em Dianópolis

Curso Introdução à Educação Digital - 40 Horas

Escolas da DRE Dianópolis são destaque no Prêmio de Referência em Gestão Escolar

Capacitações do Núcleo de Tecnologia Educacional de Dianópolis